HomeCinema & TVTomou um caldo! Universal terá que indenizar surfista brasileiro que apareceu em...

Tomou um caldo! Universal terá que indenizar surfista brasileiro que apareceu em ‘Jurassic World’

A Universal Pictures do Brasil foi sentenciada a pagar uma indenização de R$ 25 mil a um surfista, em decorrência da divulgação não autorizada de sua imagem por quatro segundos no trailer do filme “Jurassic World: Reino Ameaçado”, lançado em 2018.

A decisão foi emitida pelo juiz de Direito Guilherme Santini Teodoro, da 30ª Vara Cível de São Paulo/SP. Ele observou que, embora a cena tenha sido breve, outros atletas conseguiram reconhecer a figura do surfista.

Cesarano é um especialista em surfar ondas gigantes, algumas alcançando impressionantes 21 metros, o equivalente à altura de um edifício de 7 andares. O filme apresentou uma cena que destaca sua habilidade ao surfar uma onda em 2016 na famosa praia de Jaws, no Havaí.

Confira ao trailer abaixo, no minuto 1:53:

Os advogados do surfista apresentaram a seguinte posição:
“Foi difícil acreditar que uma produtora da magnitude da ré teria tido uma postura dessas”, afirmaram à Justiça os advogados do surfista Antonio Carlos Amorim e Felipe Amorim.

“Não se deu o trabalho nem de alterar a cor da prancha do Felipe. A única diferença, talvez, seja a edição de um dinossauro indo de encontro a ele, no qual é quase comido e devorado.”

Jurassic World
O surfista de ondas grandes Luís Felipe Cesarano

A posição oficial da Universal Pictures Brasil:
Segundo a Universal Pictures Brasil, a breve cena de quatro segundos não traz relevância substancial para “Jurassic World: Reino Ameaçado”. A distância e as modificações na gravação seriam, alegadamente, obstáculos à identificação clara de Cesarano, enquanto o nome do surfista não foi empregado comercialmente na promoção do filme. De acordo com a Universal, “o ponto principal da cena é o enorme dinossauro, que sai da água para atacar os surfistas.

Decisão:
O juiz Guilherme Santini Teodoro não concordou com a argumentação apresentada e disse que a empresa violou o direito de imagem do surfista. “Ninguém pode apropriar-se da imagem alheia”.

A empresa tem o direito de recorrer da decisão. O valor de R$ 25 mil será acrescido de juros e correção monetária, desde o lançamento do filme no Brasil.

Jurassic World: Reino Ameaçado está disponível em plataformas de streaming como Prime Video e Netflix.

Leia mais em:
• Lee Sun-kyun, ator do filme Parasita, morre aos 48 anos
• Youtuber PC Siqueira é encontrado morto em SP

Assista aos videos do Chokis:
• De Volta para o Futuro 4: Fã cria trailer épico, confira!

• Caça Fantasmas: Apocalipse de Gelo será o mais assustador da franquia

Ultimas Postagens

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here